29.1.11

Stonewall

 Quem poderia ter adivinhado que um punhado de homens transvestidos dariam o derradeiro impulso ao movimento para ganhar a igualdade de direitos para homossexuais e lésbicas? Certamente não a polícia que invadiu o Stonewall Inn, um popular bar “drag” em Greenwich Village. Depois de uma longa história de rusgas policiais, extorsão, e brutalidade, um grupo de drag queens em Stonewall decidem que estão fartos e começam a revolta quando a polícia tenta colocá-los num paddywagon (caminhão da polícia). Contado por "La Miranda" (Hector), um cliente regular no Stonewall Inn, o filme é uma nova versão dos acontecimentos que levaram ao dia fatídico em 1969. "Matty Dean" é o jovem que La Miranda conhece no Stonewall e por quem ela se apaixona. "Bostonia" é o auto-denominado Rainha Mãe das drag queens e orienta suavemente cada iniciado "na vida". O seu companheiro, Vinnie, é o não assumido proprietário do Stonewall Inn. A sua trágica resposta à asfixia imposta por um mundo homofóbico - talvez tanto quanto qualquer outra coisa – é a faísca que acende os motins.
*Um belo retrato dos conflitos entre homossexuais e a policia de NY, conflitos esses que seriam o estopim para o que hoje celebramos como ‘parada do orgulho gay’. Filme obrigatório para a geração de hoje , quem sabe com isso eles aprendem a dar mais valor aos direitos conquistados no passado.

2 comentários:

pseudo-autor disse...

Seu blog virou uma referência como guia para bons filmes. Terceira vez que passo por aqui e consigo uma boa dica de cinema!

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Edson Cacimiro disse...

Obrigado mais uma vez pelas visistas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...